spot_img

Deus está castigando a Venezuela?

Um dos prédios destruídos pelo grande terremoto que abalou a Venezuela Foto: EFE/ Ronald Pena R.
Nesta quarta-feira (24), dois fortes terremotos devastaram a Venezuela matando um grande números de pessoas e deixando um incontável número de desaparecidos.
Lamentavelmente diante da dor e das tragédias tornou-se comum encontrar — entre os evangélicos — explicações duras, despóticas e vingativas que apontam exclusivamente para a existência de um Deus que se regozija no castigo.
Infelizmente, alguns têm afirmado que Deus julgou os homens em virtude dos seus inúmeros pecados. Segundo os advogados dessa linha de pensamento, o Senhor amaldiçoou a Venezuela devido às suas iniquidades.
Em Lucas 13:1-9 o Senhor Jesus trata de forma clara e objetiva de dois tipos de tragédias. A primeira que Ele menciona é aquela que é gerada por homens (versos 1-3). Certos galileus haviam sido mortos por soldados de Pilatos. A Bíblia nos dá a entender que “alguns” colocaram-se como críticos e juízes; deduzindo que aqueles que haviam sofrido violência humana, seriam mais pecadores do que os demais.
O ensino ministrado por Jesus é o seguinte: não vamos nos colocar no lugar de Deus. Não vamos nos concentrar em um possível juízo ou julgamento sobre as vítimas. O Senhor, em essência, diz: “Cuidem de si mesmos! Constatem os seus pecados! Arrependam-se!”
Entretanto, Ele também nos traz o relato de um segundo tipo de tragédias. São tragédias geradas por aparentes “fatalidades”. Ele fala da Torre de Siloé. O texto (versos 4,5) diz que ela desabou, deixando 18 mortos.
Jesus sabia que mesmo quando, aos nossos olhos, mortes ocorrem como consequência de acidentes, isso não impede que rapidamente exerçamos julgamento; não impede que tentemos nos colocar no lugar de Deus. E Jesus pergunta: “Acham que eram mais culpados do que todos os demais habitantes da cidade”?
O ensino é idêntico: “Não se coloquem no lugar de Deus; não se concentrem em um possível juízo ou julgamento sobre as vítimas; cuidem de si mesmos! Constatem a sua culpa! Arrependam-se!”
Diante do exposto, considero extremamente equivocado, arbitrário e difamatório afirmar que Deus resolveu castigar os venezuelanos em virtude de seus pecados. Junta-se a isso o fato de que em nenhum momento as Escrituras Sagradas nos mostram a existência de um “deus infantilizado” que se deixa levar passionalmente pelos rompantes humanos. Deus é Deus, e seus planos já foram estabelecidos antes da fundação do mundo. As Escrituras nos mostram que Ele está no controle de todas as coisas. Nosso Deus reina soberanamente sobre a História. Nosso Senhor tem em suas mãos o poder da vida e da morte, e faz tudo acontecer debaixo dos seus propósitos eternos, e nada pode surpreendê-lo.
Caro leitor, as tragédias da vida não fogem a onisciência do Criador. Os desastres naturais, não podem, em hipótese alguma, surpreender ao Todo-Poderoso. Como Rei e sustentador do cosmos, Ele rege os acontecimentos, fazendo dos dramas da existência um profícuo instrumento de amplificação, cujo propósito é falar ao coração dos homens sobre a brevidade da vida e a sandice de viver sem Cristo.
Estas são as verdades contidas na Bíblia. Elas respondem à nossa necessidade existencial de crer que, por trás do tragicamente inexplicável, existe alguém no controle; ainda que olhando a tragédia, a partir de dentro, ela pareça nos revelar exatamente o contrário!
Tenho plena convicção de que o meu Redentor governa soberanamente. Do Gênesis ao Apocalipse, Ele se revela como o Sustentador do Universo. Acreditar nesta verdade me proporciona a certeza de que absolutamente nada foge ao seu conhecimento.


Fonte:

+Notícias

Últimas Notícias